Pirâmide dos Níveis Neurológicos

Pirâmide dos Níveis Neurológicos

NÍVEIS NEUROLÓGICOS DE APRENDIZAGEM

A pirâmide dos níveis neurológicos foi desenvolvida por Robert Dilts um dos criadores da Programação Neurolinguística (PNL) e adaptada por mestres do desenvolvimento humano como BerndIsert do Metaforum e José Roberto Marques do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e tem como objetivo ilustrar a hierarquia neurológica do ser humano para compreensão e importância do desenvolvimento de missão, propósito, visão, valores e legado, a fim de dar significado e sentido na vida de cada um e, com isso, potencializar resultados e realizar sonhos de uma forma completamente alinhada e congruente.
A pirâmide do processo evolutivo por José Roberto Marques é uma adaptação da pirâmide dos níveis neurológicos e é composta por sete níveis: Ambiente, Comportamento, Capacidades e Habilidades, Crenças e Valores, Afiliação e Legado de acordo com a imagem.

piramide

O conhecimento desse processo é uma ferramenta poderosa para o Coaching, pois o coach poderá identificar em qual nível trabalhar melhor o seu coachee para que este consiga atingir resultados de uma forma mais rápida e fácil, solucionar problemas e conflitos, e desenvolver novas habilidades.

AMBIENTE: (primeiro nível)

O primeiro nível ambiente se refere a lugares e pessoas com quem convivemos, tem relação com tudo que está fora e causa movimentos internos. O papel do coach neste sentido é de atuar como guia do coachee e o tipo de liderança é o gerenciamento por exceção.

COMPORTAMENTO: (segundo nível)

Representa as nossas ações, e como nos comportamos no nosso dia-a-dia, tem relação com a ação e reação que temos do impacto do ambiente externo a que estamos inseridos. O coach neste contexto deve atuar como um treinador do coachee e o tipo de liderança é o estímulo por liderança.

CAPACIDADES E HABILIDADES: (terceiro nível)

Este nível está relacionado com as capacidades e habilidades que temos em fazer as coisas. O papel do coach neste sentido é de atuar como um tipo de Consultor ou Professor do coachee e o estilo de liderança que se adapta é o estímulo intelectual.

CRENÇAS E VALORES: (quarto nível)

Este nível está relacionado com os porquês das coisas, e guia as nossas ações diárias. Tudo que fazemos é para satisfazer nossos valores pessoais e tudo que acreditamos está relacionado com as nossas crenças, que são uma verdade pessoal para nós e não uma verdade universal. De acordo com Henry Ford “Se você acredita que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.”
Nosso sistema de crenças e valores nos dá permissão e motivação para ousarmos novas posições em nossas vidas. O papel do coach neste sentido é de atuar como um tipo de mentor do coachee e o tipo de liderança que melhor se encaixa neste nível é o inspiracional.

IDENTIDADE: (quinto nível)

No nível de identidade existe relação com as perguntas Quem sou eu? Qual a minha missão de vida? Quais são os meus papéis? Como sou enquanto: pai, filho, líder, empresário, coach, coachee, etc. O papel do coach neste sentido é de atuar como um tipo de patrocinador e apoiador e o estilo de liderança que mais se adapta neste nível é a consideração individualizada.

AFILIAÇÃO: (sexto nível)

O sexto nível, o de afiliação, está relacionado com a indagação: Com quem compartilho meus sucessos, intimidades, pontos de melhoria e sonhos? Tem relação do“eu” dentro do grupo ao qual eu pertenço. Nosso sistema de afiliação nos dá a sensação de pertencimento ao universo. A vida é muito maior quando somos capazes de aglutinar idéias, ideais, sonhos e objetivos em comum com diversas pessoas dentro e fora do nosso círculo familiar. O papel desempenhado pelo coach neste nível é um tipo de aglutinador do coachee, convidando-o a pertencer e participar dos diferentes contextos e nos diferentes papéis em nossas vidas. O estilo de liderança neste nível é a colaborativa.

LEGADO:

O legado está relacionado com o eu mais profundo, com a espiritualidade, a visão e propósito. Traz a reflexão sobre nosso desenvolvimento espiritual, nos convidando a ter uma visão ampliada do mundo, um propósito, e a construção de um legado, que nada mais é do que a memória que deixaremos no universo. A consciência de que fazemos parte de algo muito maior, sobre a nossa relação com o universo e com que existe fora de mim. Minha integração corpo, alma e espírito. O legado está referenciado com a Indagação: Quem mais pilota a sua vida?
Está ligado no senso do significado de vida, do pensamento sistêmico e da visão holística. Neste nível o coach atua com uma visão ampliada do todo e das partes das diferentes áreas da vida do coachee como um tipo de Self Empowerment, este ao mesmo tempo guia, treina, é professor e consultor, muitas vezes considerado como mentor e patrocinador com foco no positivo, além de compartilhar a reflexão da missão, convidar o cliente a pertencer a diferentes sistemas e finalmente, contribuir para o empoderamento do eu do seu cliente, o estilo de liderança que se adapta a este nível é a carismática e a visionária.

Ao caminhar ao topo da pirâmide, transparecemos nossos valores, transformando nossas crenças, impactando nossas habilidades e capacidades, mudando nossos comportamentos, e transformando nosso ambiente. Ao provocarmos mudanças nos níveis superiores da pirâmide alteramos tudo que está abaixo. Com isso são nos níveis de Legado, Afiliação, e Identidade que realmenteprovocam mudanças na vida das pessoas: missão, visão e propósito.

Comente isso! Comentar

  • Avatar de edinaldo lacerda magalhães
    por edinaldo lacerda magalhães dia 25/05/17 às 16:20

    Ser lider é desenvolver-se a si mesmo. È inspirar outros a juntar-se a ele na estrada. A influência de um lider vem de quem ele é, do que ele faz e do exemplo que ele dá. liderança é carisma, influência, inspiração, desempenho de função. Habilidades de comunicar e influenciar.

    Responder
    • Avatar de edinaldo lacerda magalhães
      resposta de Estou na Web dia 25/05/17 às 18:19

      Gratidão!

      Responder
  • Avatar de Monica
    por Monica dia 17/04/17 às 20:35

    muito interessante a matéria , gostei muito !

    Responder
  • Avatar de Márcio Ferreira dos santos
    por Márcio Ferreira dos santos dia 26/03/17 às 14:04

    Do meu ponto de vistA pirâmide visa crescimento compartilhado

    Responder
  • Avatar de fabio
    por fabio dia 21/03/17 às 14:13

    muito bom

    Responder
  • Avatar de André Lima
    por André Lima dia 01/03/17 às 08:59

    Segunda vez que ouço falar sobre coaching, achei muito interessante, pporque ajuda a atende o meu \" Eu\".

    Responder
  • CARREGAR MAIS COMENTÁRIOS!